top of page

Redações dos alunos de Geologia e Mineralogia Aplicada do Curso de Conservação e Restauro - Facore

Na disciplina de Geologia e Mineralogia Aplicada do primeiro semestre do curso de conservação e restauro da Facore, ministrado pela Professora Dr. Rosermary Nascimento (tutora do Grupo PET-Geologia UPFA), foi realizado uma atividade onde os 19 alunos teriam que redigir uma redação explicando por quê se interessavam pela área de conservação e restauro. Dentre todas as as redações, duas foram selecionadas para a publicação no site do Grupo PET-Geologia UFPA, a redação das alunas Weryandyne Ferreira Marques, com o tema "Borda do tempo" e da Aluna Natália Conceição Lameira, com o tema "Patrimônio Cultural. O que é? Como Vejo?".



Borda do Tempo


Estudante: Weryandyne Ferreira Marques


Desde que me lembro, o antigo sempre me encantou, fazia-se as coisas com esmero e cuidado, não para uma temporada, mas, para toda uma vida, e tudo tão belo, eu queria viver assim placidamente vendo o tempo passar.

Já na adolescência meu passeio favorito era visitar todos os antiquários da Vinte e Oito, da Av. Portugal até a Doca de Souza Franco, onde comprei as minhas primeiras peças antigas, hoje já não há nenhum aberto. Como nem sempre as peças estavam inteiras e era difícil conseguir alguém para consertá-las, logo comecei a tentar pequenos restauros, no que eu adquiria, então procurei cursos, que me ensinasse a fazer direito, às vezes bem longe daqui. Desde 2007, eu queria fazer o curso de Conservação, porém, meus empregos me prendiam aqui, foi uma grata surpresa ele ser criado em Belém, quando eu tinha todo o tempo disponível para cursa-lo.

Vivo hoje num pequeno mundo antigo, cercada das peças que tanto amo, sempre com o desafio de alguma peça a ser restaurada, e constantemente estudando, citando uma frase de Leonardo da Vinci, “O amor é tanto mais ardente quanto o conhecimento mais profundo”.



ree
ree
ree

Figura. 1- Exemplos de delicados e encantadores objetos encontrados em antiquários.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Patrimônio Cultural. O que é? Como Vejo?


Estudante: Natália Conceição Lameira


Ao falar sobre conservação e restauro vem a minha mente patrimônio cultural. Como vejo, o que é, e o que ele representa em nossa sociedade.

O patrimônio cultural pode revelar o futuro de uma sociedade, revela o trajeto percorrido no passado pela mesma, representa as características de uma personalidade, um momento considerado importante na construção da história de um bairro, cidade ou país. Seu papel é projetar, no presente como se desenvolveu o processo de evolução de determinada localidade, como esta foi sofrendo os câmbios e influências com o passar do tempo e por fim, como ela afetará o modo de observação da sociedade futura.

Levando em consideração este pequeno significado de patrimônio cultural surge a pergunta: o que é considerado patrimônio cultural. Como salvaguardar e caso necessário restaurar esse patrimônio?

Bens culturais representam uma sociedade, seja ele material ou imaterial. A sociedade é a responsável por agregar valor ao bem cultural. Ou seja, ele existe porque temos uma sociedade que reconhece seu significado como representante da história e que descrevem a sociedade onde ele se encontra. isso é o que lhe agrega valor, e consequentemente o interesse a se preservar.

Um exemplo de patrimônio cultural é o Cemitério da Recoleta em Buenos Aires (Fig.1). Lugar de grande importância e representação histórica e artística para a sociedade portenha na Argentina. Foi inaugurado em 1822 e ao seu lado existe uma outra beldade, a igreja de Nossa Senhora do Pilar, fundada em 1752 que deu origem ao nome do bairro e do cemitério posteriormente.


ree
ree

ree

Fig. 1- Exemplo de patrimônio cultural, Cemitério da Recoleta em Buenos Aires, Argentina.


Considero um lugar onde podemos reviver e compreender como toda uma sociedade foi desenvolvida. O cemitério é repleto de tumbas e estatuas feitas em rochas como o Mármore, o vidro também é um elemento muito utilizado, assim como o ferro e o bronze. Estas peças são consideradas obras de arte já que muitas foram esculpidas em peça única vindas da Europa. Elas não representam apenas as pessoas que foram sepultadas no local, são símbolos de lutas socias e guerras do país, representam a religiosidade e curiosidades do modo de vida do período ao qual aquelas pessoas viviam. Infelizmente várias peças sofreram ações intempéricas e antrópicas que ao longo do tempo tem contribuído para o desaparecimento gradual deste bem cultural.

Conservar e restaurar significa preserva da maneira mais adequada possível através de estudos científicos químicos, físicos e biológicos como intervir em cada material que compõem esse patrimônio cultural, contribuindo assim para a prolongamento de sua existência. Para que a sociedade do futuro conheça historicamente e culturalmente sua identidade social.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


DOCUMENTOS DOS TEXTOS





 
 
 

Comments


PET -  Geologia | UFPA
logoig-alta.png
bottom of page