top of page

Redações dos alunos da Turma de Gemologia (Fageo - UFPA) - 2021

Na disciplina optativa de Introdução à Gemologia do curso de Geologia da UFPA, ministrado pela Professora Dr. Rosermary Nascimento (tutora do Grupo PET-Geologia UPFA) no Período 2021.1, foi realizado uma atividade onde os 10 alunos teriam que redigir uma redação explicando a importância das gemas no contexto histórico. Dentre todas as as redações, duas foram selecionadas para a publicação no site do Grupo PET-Geologia UFPA, a redação das alunos Douglas de Sousa Barros, com o tema "A Gemologia no cotidiano" e do Aluno Cesar Augusto Amador Pessôa, com o tema "Meu olhar para a Gemologia".



A Gemologia no cotidiano


Estudante: Douglas de Sousa Barros


A gemologia está presente nas nossas vidas cotidianamente, os materiais gemológicos são símbolo de beleza e ostentação sendo principalmente utilizados como objeto de adorno pessoal, é comum vermos em noticiários celebridades da moda, de novela e filmes fazerem uso de pedras preciosas.

Comecei a despertar um maior interesse por essa ciência, seja por serem objetos de beleza como também raros de se encontrar na natureza, além de apreciados desde a antiguidade, na bíblia, por exemplo, são citados grandes números de minerais gemológicos. Porém, foi na graduação como estudante de geologia que passei a ter um contato maior com esse “mundo” da gemologia, que antes só observava por livros e noticiários de TV. As aulas de mineralogia (figura 1A) tiveram um papel fundamental nisso, pois foi disciplina base para consolidar conhecimentos e conceitos, além disso, realizei uma visita ao polo joalheiro em Belém-PA que detém um grande acervo de rochas, minerais e gemas do estado do Pará (figura B e C) e ter a oportunidade de conhecer uma jazida de quartzo ametista em Parauapebas-PA, e na ocasião conhecer alguns pontos de comércio local que fazem a venda dessa gema.

Dessa maneira, tenho cada vez mais interesse por essa ciência que é a gemologia e quão ela é importante na cadeia produtiva de gemas e como tem grande contribuição na economia local e regional.



ree
ree


















ree
ree




















Figura 1. (A) Amostra de quartzo com rutilo, a fotografia foi tirada em uma das aulas de mineralogia na faculdade de geologia (UFPA); (B) Visita ao polo joalheiro São José Liberto que detém grande acervo amostras gemológicas do estado do Pará; (C) Cristal de quartzo na entrada do polo joalheiro; (E) Visita ao garimpo das pedras em Parauapebas-PA e na mesma ocasião conhecendo alguns pontos de comércio local da região que fazem comercialização do quartzo ametista, quarto citrino, dentre outros. Fonte: Imagens do autor.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Meu olhar para a Gemologia


Estudante: Cesar Augusto Amador Pessôa


Dentro das ciências da Terra, existem uma série de ramificações que trazem brilho aos olhos dos pesquisadores, entusiastas ou meros apreciadores do belo. Brilho esse que pode ser o próprio objeto de estudo, que juntamente com outras características, é o cerne de uma das mais belas áreas da Geologia, a Gemologia.

Pedra preciosa, gema, diamante, esmeralda, rubi, dentre outros, são alguns de muitos termos que sempre chamaram atenção das pessoas, por estarem ligados a elevado valor monetário. A busca incessante pela riqueza e poder é algo intrínseco do ser humano, mas o conhecimento que vai além do superficial é o que alimenta o interesse pela Gemologia. De todos os ângulos que se possa olhar, desde o ambiente do depósito, passando pelos mecanismos de formação e desenvolvimento de um cristal, até o produto final pós lapidação (ou não), a beleza da área fascina. Eu como futuro geólogo fico super animado quando vejo vídeos dos caçadores de cristais, ou quando vejo fotos de espécimes raros. Em viagem de campo já tive a leve experiência do que é achar cristais bem formados, mas ainda me vejo algum dia sendo a pessoa que vai achar algo de beleza ímpar, pois deve ser algo de sentimento indescritível. O mais curioso é que em casa sempre existiu uma drusa de quartzo e só hoje a peça é valorizada.

Em síntese, é apaixonante poder conhecer de tão perto a beleza da natureza traduzida pela arte que a Gemologia apresenta. As cores, formas, tamanhos, raridade, entre outros aspectos dos minerais, chamam atenção e hipnotizam, deixando sempre um gosto de quero mais.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Anexo das Redações



 
 
 

Comments


PET -  Geologia | UFPA
logoig-alta.png
bottom of page