MICROSCÓPIO: A INVENÇÃO QUE MUDOU A MANEIRA DE VER O MUNDO
- Fábio Brasil
- 15 de out. de 2021
- 4 min de leitura
Natália Manaia Lemos (Bolsista do Grupo PET-Geologia-UFPA)
Rosemery da Silva Nascimento (Tutora do Grupo PET-Geologia-UFPA)
INTRODUÇÃO
O presente trabalhode pesquisa bibliográfica que trata da origem do microscópio óptico é parte integrante do planejamento anual de atividades remotas do Grupo PET- Geologia -UFPA desenvolvida durante o período de isolamento social imposta pela pandemia do COVID-19, considerando que a microscopia revolucionou o conhecimento científico. Na geologia, por exemplo, o microscópio petrográfico óptico é necessário para descrever e classificar minerais e rochas, haja vista que este instrumento realiza um papel importantíssimo em quase todasas funções que o geólogoexerce, seja em uma empresa ou academia. Tal importância é explicada por sua capacidade de ampliação, alcança geralmente a ordem de 400x e possibilita a observação de variados aspectos minerais e texturais não observados a vista desarmada. Esses aspectos vão desde a identificação de minerais de reduzidas dimensões até a estimativa de suas porcentagens em uma determinada rocha. Sendo assim, considerando a enorme relevância desseequipamento em diversasáreas da ciência na atualidade, o principal objetivo deste presente texto é justamente o de abordar sobre a históriae evolução do microscópio óptico, a fim de consolidar conhecimentos petrológicos apresentados aos estudantes nos vários conteúdos programáticos contidos no desenho curricular (projeto pedagógico) do curso de graduação em geologia da UFPA.
METODOLOGIA A metodologia deste trabalho foi desenvolvida seguindo o levantamento bibliográfico de artigos, websites e livros, com a finalidade de obter informações pertinentes ao tema para, dessa forma, tornar possívela exposição com clareza de como decorreua evolução do microscópio, abrangendo as diversas pesquisassobre o assunto. RESULTADOS DA PESQUISA A palavra microscópio origina-se dos termos mikrós (do grego, pequeno) e scoppéoo (do grego observar, ver através). Desde sua criação,este equipamento passou por diversas evoluções para se chegar até a forma que se conhece atualmente. Essa história evolucionária teve início com a invenção daslentes, que podem ser consideradas como a base do microscópio. Os primeiros relatos existentes datam de 721 a.C, onde um cristal nomeado como lente de Layard (Fig.1), após ser talhado e polido, passou a apresentar propriedades de ampliação. Há também conhecimento da lupa como componente da história de vários povos antigos.Porém, sua popularidade e utilização só aumentaram com a invençãodos óculos por voltado ano de 1280, na Itália.

Fig. 1: Exemplar de lente de Layard
Os créditos para a ideia de combinar lentes para aumentar o tamanho dos objetos foram dados ao holandês Zacharias Janssen, fabricante de óculos da época que desenvolveu o primeiro microscópio, por volta do ano de 1590, com capacidade de ampliação de 30x. Conforme as lentes foram se aperfeiçoando, a capacidade de ampliação também aumentou. Tal fato acabou trazendo significativas descobertas para a ciência,especialmente do inglês Robert Hooke,autor do livro Micrographia,no qual expõe desenhos detalhados de seus estudosmicroscópicos e descreve, pela primeira vez, o termo célula, em 1665. Já ao holandês Anton Van Leeuwenhoek, é atribuída a responsabilidade de popularizar o equipamento por desenvolver um microscópio simples, porém capaz de ampliações de até 200x, fazendo com ele observações pioneiras de micro-organismos, em 1675. (Figs.2e 3).


Fig. 2: Detalhede desenhos de Robert Hooke Figura 3: Microscópio por Anton van Leeuwenhoek.
Com o passar dos anos, a qualidade desse equipamento aumentou conforme foram sendo desenvolvidas mudanças e melhorias em suas lentes, eliminando assim aberrações cromáticas e distorções de imagem. Em meados do século XIX, ocorreu também a criação dos microscópios binoculares. Por volta de 1880, a resolução dos microscópios ópticos atingiu seu ápice que seestende até os dias atuais, com a marca de 0,2 micrômetros.
Em 1849, o inglês Henry Clifton Sorby efetuou a primeira descrição microscópica de uma rocha, sendo ele hoje considerado o pai da Petrografia Microscópica.
Já o século XX, foi o período no qual se desenvolveu vários tipos de microscópios oriundosdas diversas melhoriasfeitas pelos intelectuais da época. Dentre os tipos que foram criados podem-se mencionar: o microscópio de contraste de fase, inventadopor Frits Zernike;o microscópio eletrônico, desenvolvido por Ernst Ruska; e o microscópio de tunelamento por varredura, criado por GerdBinnig e Heinrich Rohrer. (Fig.4)

Fig. 4: Diversosmodelos de microscópios atuais
Na literatura pesquisa há pontos divergentes, relacionados a quem seria exatamente o inventor do microscópio, além de qual seria a data da criação. Issoacontece devido ao fato de não haver registros mais detalhados sobreo assunto nessa época. A maioria dos autores datam a criaçãopor volta de 1600 e atribuem a invenção a vários autores, desde Hans Janssen até Galileu Galilei. Já os pontos convergentes dizem respeito à importância desse equipamento para a evoluçãoda ciência, principalmente nas áreas biológicas. CONCLUSÃO Após leitura detalhada de artigos, livros e sites a respeito da história e evolução do microscópio, conclui-se que ao longo dos séculosinúmeros cientistas e filósofos contribuíram para o aprimoramento e popularização desse incrível instrumento de trabalho, o qual é responsável até hoje por contribuir em diversos estudos que não poderiam ser realizados somente com observações a vista desarmada. O microscópio óptico está presente no dia-a-dia do geólogo, biólogo e outras variadasprofissões, sendo responsável por auxiliar em diversas descobertas e estudos de múltiplas áreas do conhecimento. REFERÊNCIAS Bradbury,Savile. The evolution of the microscope. Elsevier, 2014. «Molecular Expressions Microscopy Primer: Museum of Microscopy – The Janssen Microscope». fsu. Mineralogia Óptica, Nardy, A.J. R; Machado, F. B, cap. II, pag.11Moreira, C. (2013), Revista de Ciência Elementar
Porto Editora – História da microscopia na Infopédia [em linha]. Porto: PortoEditora. Disponível em https://www.infopedia.pt/$historia-da-microscopia
Shannon, Robert R. e Ford, Brian J. "Microscópio". Enciclopédia Britânica, 20 de agosto de 2020, https://www.britannica.com/technology/microscope.
Comments